[TUTORIAL] Comentários

by Anônimo Postado segunda-feira, 29 de setembro de 2008 às 16:03 1 comentários

Você já precisou comentar algo em seu script para se lembrar de alguma coisa ou deixar explicações para as pessoas que irão mexer em seu script? Para isso servem os comentários nas linguagens de programação, todos os comentários são ingnorados pelo compilador, assim, não dando erro em seu script.

Para criar comentários é bem simples e existem dois jeitos para cria-los:

Comentários de uma linha só: Use duas barras ( // ) e tudo que estiver depois das duas barras,na mesma linha, ficaram da cor verde e serão transformados em comentários.

Comentários de várias linhas: Use uma barra e um asteristico ( /* ) e no final do comentário use um asteristico e uma barra ( */ ).

DICA: Você quer que o compilador ingnore um script/linha de código de seu gamemode/filterscript mas quer deixá-lo no lugar que está? Use o mesmo esquema para fazer comentários que o script/linha de código serão ingnorados pelo compilador sem precisar apagá-lo!

Feito por: Cr0Nos

No comparador If você usa os operadores relacionais(igual,diferente,maior,menor etc). Ai vai a lista de alguns operadores relacionais(os mais usados):

Igual: ==
Menor: <
Maior: >
Menor ou igual: <=
Maior ou igual: >=
Diferente de: !=

Operadores lógicos:

Ou = ||

And = &&

O operador lógico "ou" serve para que se uma ou mais condições (no nosso caso, essas condições estão no comparador if) forem verdadeiras, sejam executadas, caso alguma seja falsa mas a outra é verdadeira, é executado do mesmo jeito, caso todas sejam falsas nada é executado. Exemplo de uso do Ou ( || ):

if(Profissao[playerid] ==/*igual*/ POLICIAL ||/*ou*/ Profissao[playerid] ==/*igual*/SWAT)
{
...
}

E o operador lógico And ( && ) serve para que quando você impõe duas condições execute o código se duas ou mais condições forem verdadeiras, caso sejam falsas, nada é executado.

Espero que vocês tenham aprendido mais sobre pawn com esse tutorial. Até mais!

Feito por: Cr0Nos

[TUTORIAL] O comparador If

by Anônimo Postado sábado, 27 de setembro de 2008 às 14:24 0 comentários

Nesse tutorial vou ensinar a vocês sobre o comparador If, bastante util para seus scripts que use comparações.
If em português significa "Se" e serve para comparar dados.

Sintaxe:

if(PRIMEIRO_DADO + OPERADOR_RELACIONAL + SEGUNDO_DADO)
{ //chave para abrir código
// funções que você queira que sejam executadas ao processar a comparação concedida serão colocadas aqui
} //fecha código

Por exemplo:

new Mercadorias[MAX_PLAYERS] = 0; //criamos a array na qual vamos comparar com outro dado e setamos o valor dela para 0

if(Mercadorias[playerid] == 1) //se a array Mercadorias for igual a 1, que e falso, aparecera uma mensagem no console do servidor
{ //abre o codigo
Print("\nA array Mercadorias nao e igual a 1!\n"); //mensagem que aparece no console do servidor
} //fecha o codigo

Agora veremos o else if(significa "mais se"), ele impõe uma segunda comparação caso a primeira comparação dada seja falsa.

new Mercadorias[MAX_PLAYERS] = 0; //criamos a array na qual vamos comparar com outro dado e setamos o valor dela para 0

if(Mercadorias[playerid] == 1) //se a array Mercadorias for igual a 1, que e falso, aparecera uma mensagem no console do servidor
{ //abre o codigo
Print("\nA array Mercadorias nao e igual a 1!\n"); //mensagem que aparece no console do servidor
} //fecha o codigo
else if(Mercadorias[playerid] == 0) //mais se a array Mercadorias for igual a 0,que e verdadeiro, aparecera uma mensagem no console do servidor
{ //abre o cddigo
Print("\nA array Mercadorias e igual a 0!\n"); //mensagem que aparece no console do servidor
} //fecha o código

Só você ter imaginação e esperteza para saber quando você precisará usar If e Else If em seus scripts.

OBS: "\n" serve para pular linha no console do servidor, só funciona com a função "Print".

Feito por: Cr0Nos

GTA Terror - Documentário Mistérios & Curiosidades #01

by Anônimo Postado quarta-feira, 24 de setembro de 2008 às 16:00 5 comentários

Voando com um JetPack, procurando easter eggs, vi janelas de um prédio perto da Zombotech com uma imagem parecida com uma pessoa apontando um revolver pra alguém. Mas pode ser apenas impressão minha! ^^

Estava por ai zuando no GTA San Andreas, até que vi na ZIP em construção de San Fierro...

... marcas de pés brancas com manchas vermelhas nas madeiras da construção.

... Não pode ser tinta porque o prédio não tem nenhum lugar com cor vermelha, então só pode ser sangue! E tem isso em todas as madeiras da construção, mas o que deve ter acontecido lá? Briga? Assassinatos? Não se sabe...

[APP] Menu Creator v0.2

by Anônimo Postado sexta-feira, 12 de setembro de 2008 às 20:25 5 comentários

Você tem dificuldade para fazer menu? Se confunde quando digita aquele monte de código para criar um menu? Seus problemas acabaram! O Menu Creator v0.2 veio nos salvar! Ele é fácil e rápido para fazer o menu, você digita tudo o que você quer que ele faça e ele gera o código em pawn. É em inglês.

Créditos não encontrados.

GTA IV : Secrets + Glitches + Easter Eggs

by Cobain Postado sábado, 6 de setembro de 2008 às 04:24 0 comentários

[GM] Airplane Bot

by Anônimo Postado segunda-feira, 1 de setembro de 2008 às 13:55 0 comentários

Avião robô que simula um acidente. Sistema desenvolvido por mim(Cr0Nos) com o código-fonte disponibilizado para livre estudo.

Veja o vídeo de teste:



Quer aprender mais e discutir sobre Pawn? Então essa comunidade do orkut é a correta para você!
Vários colaboradores para responder suas dúvidas e vários gamemodes e filterscripts para você!

Acesse:

http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=38308205


E participe! ;-)