[TUTORIAL] Arrays - Parte 1

by Anônimo Postado domingo, 25 de janeiro de 2009 às 13:39 1 comentários

Arrays, conhecidades também como vetores ou matrizes, são um conjunto de váriaveis com o mesmo nome, porém, quando as utilizamos, nos referimos à cada uma por um número entre colchetes ( [ e ] ), esses são os elementos da array.

Arrays unidimensionais

São arrays de uma dimensão. Por exemplo:

new Array[10];

Nesse caso teriamos uma array com 10 elementos (dez variaveis com o mesmo nome representada por um número).

O começo de uma array é sempre 0, sendo assim:

x-1
Onde x é o número de elementos que depois é subtraido por 1.

Por exemplo:

new MinhaArray[1000];

O começo dessa array é 0 e o final é 999.

Para acessar cada elemento da array, temos que nos referir ao número do elemento que está entre colchetes. Por exemplo:

new MinhaArray[10];

MinhaArray[2] = 3;

Nesse exemplo declaramos a array MinhaArray e em seguida atribuimos ao segundo elemento da mesma o valor de 3 inteiros.

As arrays são muito úteis para várias coisas, ai vai um exemplo de como utilizá-las em seu gamemode ou filterscript:

No exemplo a seguir mostrarei como utilizar arrays para setar uma profissão à um certo ID de um certo player:

//declaração da array
new Profissao[MAX_PLAYERS];

//utilizando a array para setar a profissão ao player
Profissao[playerid] = POLICIAL;

Entendendo o código

Primeiro declaramos a array com elementos equivalente ao limite de players no servidor.
Depois colocamos o valor do elemento playerid (ID do player) como POLICIAL.

Caso não saiba o motivo de colocar POLICIAL como valor de uma array, veja o tutorial "Diretiva #define" clicando aqui.

Sobre a constante MAX_PLAYERS: Cada servidor de SA-MP tem uma quantidade limitada de jogadores. A constante MAX_PLAYERS serve para capturar o número do limite de players do servidor e assim adicionar elementos, equivalente ao limite de players, à array, no nosso caso, a array Profissao.

Sobre o playerid: O playerid guarda o ID de cada player, quando se entra em um servidor, cada player recebe um ID, que seria como um número de indentificação, os IDs dos players não são fixos, eles mudam, se você entrar e ver que seu ID é 20, depois você sai do servidor e alguém entra no servidor e depois você decide entrar de novo, seu ID mudará, provavelmente, para 21. Então, em termos de programação, o playerid seria como acessar o elemento da array onde o elemento seria o ID do jogador, para que quando você for setar a profissão, setar para UM ID especifico em vez de todos.

Se você ainda não entendou vou fazer uma explicação melhor:

O player vai e digita um comando e vira policial.

Graças ao playerid, apenas o player que digitou o comando vai virar policial, em vez de todos.

Arrays podem ser usadas para fazer diversas coisas (como sistema de level etc.) e também são muito poderosas e muito úteis na hora de programar.

Na segunda parte desse tutorial veremos as Arrays Bidimensionais, ou seja, arrays de duas dimensões.

Feito por: Cr0Nos


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1 Response for the "[TUTORIAL] Arrays - Parte 1"

  1. Muito bom o Tutorial Cr0Nos porém a Constante MAX_PLAYERS não server para 'captar' o número máximo de players no servidor,quem faz essa função é 'GetMaxPlayers',a Constante MAX_PLAYERS apenas equivale a 500 que seria o numero Maximo de player em server do samp