[ARTIGO] Guia para começar em PAWN para SA-MP

by Anônimo Postado segunda-feira, 20 de outubro de 2008 às 20:16 4 comentários

Nesse artigo venho dar dicas para vocês de como começar na linguagem pawn para desenvolvimento de gamemodes(modos de jogo) e filterscripts(arquivos feitos em PAWN para adicionar certos comandos, coisas etc. ao servidor).

OBS: Pawn NÃO É uma linguagem para SA:MP.

Primeiramente, programar para sa-mp não se aprende da noite pro dia, não é batendo palmas e dando três pulinho que você vai aprender!

PESQUISE! Você está com uma dúvida e não consegue resolver sua dúvida com pesquisa? PERGUNTE! Mas não peça coisas absurdas, idiotas e impossiveis, alias, somos programadores e não mágicos e nem empregados de vocês! Não se esqueça que os programadores não ganham nada para te ajudar, por isso não reclame se ele não quiser te ajudar, pois enche o saco resolver a dúvida dos outros, por causa que é sempre gente te perguntando coisas idiotas e absurdas que torra o saco, assim fazendo o programador te xingar depois que você falar: "Ajuda eu tio?".
Perguntar coisas como: "Como faz sistema de casa?". PÔ! Quer um cafézinho também?!
Claro, nao é pesquisando no google "Como faz um sistema de casa em pawn para SA:MP - San Andreas Multiplayer ou GTA Online, por favor google ache algum maldito resultado!!!" que você vai achar o que você quer. Por isso estude a linguagem pawn e use um negócio que existe pelo menos em maior parte dos seres humanos chamado C-É-R-E-B-R-O em vez de pedir coisas idiotas!
Matemática ajuda muito, não gosta de matemática? Diga tchau pawn e as linguagens de programação existentes!
Você tem imaginação? Oi pawn!
Você não gosta de ler tutoriais, ler apostilas e pesquisar por que tem preguiça? Diga tchau pawn e as linguagens de programação existentes de novo!
Estude gamemodes, filterscripts, o que for, mas leia, releia, releia de novo até entender tudo o que você quer entender.
O segredo é ter força de vontade e querer aprender e não ficar querendo tudo na mão beijada.
Ser iniciante não é desculpa para pedir coisas idiotas!

Alguns sites bons para aprender pawn:

Fórum oficial do SA-MP: http://forum.sa-mp.com

Caso não consiga entrar no forum, entre no site www.youhide.com e cole o link do forum lá para poder acessa-lo.

Leia os tutoriais básicos do blog: http://cronosbr.blogspot.com/2008/10/tutoriais-bsicos-de-pawn.html

Leia os tutoriais do blog: http://cronosbr.blogspot.com/search/label/Tutoriais%20de%20PAWN

Tire suas duvidas na comunidade: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=38308205 (mas sem pedir coisas idiotas e absurdas)

Ótimo site para aprender as coisas: www.google.com.br

Só isso pessoal, até mais!

Feito por: Cr0Nos

Tutoriais Básicos de PAWN

by Anônimo Postado às 20:14 0 comentários

Reuni todos os tutoriais básicos do blog para poder começar na linguagem pawn para SA:MP.

OBS: Pawn NÃO É uma linguagem SÓ para SA:MP.

Leia na ordem:

Criando servidor básico:
http://cronosbr.blogspot.com/2008/01/tutorial-criando-servidor-bsico.html

Guia para começar em pawn:
http://cronosbr.blogspot.com/2008/10/artigo-guia-para-comear-em-pawn-para-sa.html

Tutorial explicando o que é comentario e quando usa-lo:
http://cronosbr.blogspot.com/2008/09/tutorial-comentrios.html

Tutorial que explica o que é o comparador if e como usa-lo:
http://cronosbr.blogspot.com/2008/09/tutorial-o-comparador-if.html

Tutorial que explica o que são operadores relacionais e quando usa-los:
http://cronosbr.blogspot.com/2008/09/tutorial-operadores-realcionais.html

Artigo sobre o poder das arrays:
http://cronosbr.blogspot.com/2008/09/artigo-o-poder-das-arrays.html

Tutorial ensinando técnicas booleanas:
http://cronosbr.blogspot.com/2008/10/tutorial-tcnicas-booleanas.html

Super tutorial explicando muitas coisas uteis de pawn:
http://cronosbr.blogspot.com/2008/05/tutorial-programao-pawn.html

Tutorial que ensina a pegar coordenadas no jogo:
http://cronosbr.blogspot.com/2008/07/tutorial-pegando-coordenadas.html

[TUTORIAL] Técnicas booleanas

by Anônimo Postado às 19:35 1 comentários

Primeiramente leia sobre "Booleano" na página da Wikipédia para poder acompanhar esse tutorial:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Booleano

Nesse tutorial ensinarei a usar uma técnica booleana, que é usado arrays.
Como viram na página da Wikipédia: "booleano é um tipo de dado primitivo que possui dois valores, que podem ser considerados como 1 ou 0, verdadeiro ou falso."
Vou dar um exemplo de como usar isso:

new UsouComando[MAX_PLAYERS]; //array para utilizar a técnica booleana

Agora vamos usar essa array utilizando o comparador If para verificar se o valor é verdadeiro ou falso:

if(UsouComando[playerid] ==/*igual*/ 1/*verdadeiro*/) // se a array UsouComando for igual a 1(verdadeiro/true)...
{
...
}
else if(UsouComando[playerid] ==/*igual*/ 0/*falso*/) // mais se a array UsouComando for igual a 0(falso/false)...
{
...
}

É isso pessoal, se o valor da array UsouComando for igual a 1(verdadeiro/true) vai executar tal função(função de sua escolha), mais se a array UsouComando for a 0(falso/false) vai executar tal comando e assim por diante.

Essa técnica é muito boa por que, no meu tempo de programador, eu tive que usar muito essa técnica e me ajudou MUITO! É só você ser esperto e saber quando usar e ter imaginação para poder fazer disso um processo divertido e produtivo.

Só isso pessoal, até o próximo tutorial.

Feito por: Cr0Nos

[GM] Las Venturas BRASIL

by Anônimo Postado às 16:16 10 comentários

Bom este GameMode(GM) foi utilizado por um bom tempo no Server: Servidor BRASIL, então como fecharam o Servidor, Resolveram liberar o Gm para download.

Oque Ele tem de Bom?

R: Bom ele tem sistema de GangZonas(GZ's) Compraveis, Varios comandos para Stunts, comandos para race, 4FUn, Hora Real etc...

Ele Se passa em Las Venturas, e posso dizer que é um dos Melhores GM's Brasileiros apesar de Muitos não gostarem de Las Venturas Por achar Muito Repetitivo e tal...

Mais esse eu garanto que vale a pena BAixar, tudo que você pensa encontrar em um Server bom você encontrara nele.

Ele foi Desenvolvido Originalmente por:

Kaike
Devil
BnO
[Rockstar]Rell
[AP]BcO
IluSion


Link Para Download do Las Venturas BRASIL:

LINK CORRIGIDO!

GTA Brasil Team

by Anônimo Postado domingo, 5 de outubro de 2008 às 11:10 0 comentários

Nosso novo parceiro. Visite GTA BR Team e saiba tudo sobre GTA e suas curiosidades!

http://gtabrteam.blogspot.com/

Acesse!

Comunidade Cr0Nos Blog

by Anônimo Postado quinta-feira, 2 de outubro de 2008 às 17:50 1 comentários

Participe da nossa comunidade do orkut do blog:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=50008538
Obrigado.

[VÍDEO] A vida de um cheater

by Anônimo Postado às 08:10 5 comentários


Upado por: chamillionaireTheone

[TUTORIAL] Farmácia

by Anônimo Postado quarta-feira, 1 de outubro de 2008 às 16:51 2 comentários

Anteriormente eu fiz um tutorial de doenças e agora vou criar um tutorial de farmacia.

Para poder acompanhar esse tutorial direitinho leia o de criação de doenças antes. Clique aqui para ve-lo.

Primeiro você precisa do include para criar Checkpoints muito mais facilmente.

*Tio Cr0Nos porque vamos usar um Cheackpoint?
Resposta: Para ficar mais real, vamos fazer um local onde você possa executar o comando de comprar o remédio. Na vida real não é só você imaginar o remédio em qualquer lugar e ele vai aparecer, não é mesmo?

Vamos criar uma array no topo do gamemode para representar o Checkpoint:

new CP_FARMACIA;

Agora no OnGameModeInit vamos fazer com que a variavel represente o Checkpoint:

CP_FARMACIA = CPS_AddCheckpoint(X,Y,Z,TAMANHO,DISTANCIA);

X: Coordenada X
Y: Coordenada Y
Z: Coordenada Z
TAMANHO: Tamanho do Checkpoint (Aconselhavel 2.0)
DISTANCIA Distancia para o Checkpoint aparecer

Agora vamos fazer com que quando alguem entre no Checkpoint apareça uma mensagem na tela. No OnPlayerEnterCheckpoint use o comparador If para ver se o player está no checkpoint da farmacia para aparecer a mensagem:

if(CPS_IsPlayerInCheckpoint(playerid,CP_FARMACIA))
{
GameTextForPlayer(playerid,"~n~~n~~r~FARMACIA~n~~w~/comprarremedio",TEMPO,ESTILO);
}

TEMPO: Tempo que a mensagem vai ficar na tela(Aconselhavel 10000 milesimos de segundos(10 segundos)).
ESTILO: Estilo do GameText (estilos de 1 à 6).

Agora vamos criar o comando de comprar remédio. No OnPlayerCommandText:

if(strcmp(cmd, "/comprarremedio", true) == 0)
{
if(IsPlayerInCheckpoint(playerid) == CP_FARMACIA) //se você estiver no checkpoint certo o comando será executado
{
if(GetPlayerMoney(playerid) >= 50) // se o dinheiro do player for maior ou igual a 50 ele poderá comprar o remédio
if(Gripe[playerid] > 0) // se a gripe for maior que zero ele poderá comprar o remédio
{
GivePlayerMoney(playerid, -50); //diminue $50 do player
Gripe[playerid] = 0; //seta a array da gripe para 0
SetPlayerHealth(playerid, 100.0); //seta a vida do player para 100%
}
else if(GetPlayerMoney(playerid) < 50) //mais se o dinheiro do player for menor que $50 o comando não é executado e um aviso aparecerá no chat
{
SendClientMessage(playerid, COR, "Você não tem $50 para comprar o remédio!"); //mensagem que aparecerá no chat
}
else if(Gripe[playerid] <= 0) //mais se a array Gripe for menor ou igual a 0 o comando não será executado e um aviso aparecerá no chat
{
SendClientMessage(playerid, COR, "Você não está gripado!"); //mensagem que aparecerá no chat
}
}
else if(CPS_GetPlayerCheckpoint(playerid) != CP_FARMACIA) //mais se o player estiver ou não em um Checkpoint que não seja da farmacia o comando não é executado e um aviso aparecerá no chat
{
SendClientMessage(playerid, COR, "Você não está no Checkpoint da farmacia!"); //mensagem que aparecerá no chat
}
return 1;
}

E está pronto nossa farmacia. Até logo pessoal.

Feito por: Cr0Nos